Chamam-se só os familiares e amigos mais próximos e muitas vezes a recepção de casamento é feita na própria casa dos noivos ou dos seus pais.
Não há essa pompa e circunstância que é costumeira por aqui, na qual, ainda que o casamento seja muito simples, até mesmo um humilde casal de noivos se sente na obrigação de chamar toda a família e muitos, muitos amigos.
A elaboração da lista de casamento, inclusive, chega a ser um tormento que muitas vezes causa constrangimento, dissabor e estranhamento entre os próprios noivos, ou entre os noivos e seus pais ou seus sogros. E, por tabela, quem não é convidado fica ressentido... Ai, ai, meu Deus!
Além disso, todo o processo de organização de uma cerimônia e recepção de casamento custa muito caro. Quando se fala em casamento, parece que todo mundo ouve o tilintar de caixa registradora e manifesta no brilho do olhar cifrões!
Poxa, nessas horas podemos invejar os europeus e americanos que são super práticos e objetivos...
Mas, comentários a parte, trago uma boa nova para as noivas neófitas e que ainda não conhecem uma tendência atual nos casamentos: o mini wedding!
É menos que uma cerimônia nos moldes tradicionais, mas é mais completa que uma festa “bolo com champanhe”.
O diferencial é a quantidade de convidados. Você pode fazer um mini wedding para 30, 50, 80 pessoas...
Aqui no Brasil, o mini wedding é comum no meio de pessoas abastadas que são low profile, totalmente avessas a qualquer badalação. Afinal, menos é mais!
Aderem, também, ao mini wedding os casais que dispensam a celebração religiosa e contraem núpcias apenas no formato civil, organizando uma pequena recepção para os mais chegados.
As fotos a seguir postadas são de um mesmo mini wedding. Percebam a beleza singela e graciosa da decoração. Simples, mas extremamente requintada.
Amei essas gaiolinhas! |
A decoração das mesas está um arraso! |
Adorei essa idéia do cardápio sobre os pratos |
Uma vista geral. |
A cerimônia e recepção podem ser realizadas numa pequena igreja. Fica uma coisa romântica e emocionante.
Contudo, caso a igreja não possua um espaço para recepção, pode ser organizada uma reunião em um restaurante, numa casa de chá, num hotel fazenda, numa pequena casa de recepção, na praia, num sítio ou numa chácara, ou até mesmo na casa dos pais dos noivos.
Quando se fala em restaurante, algumas pessoas tremem...
Calma! Pode ser escolhido um restaurante do tipo bistrô ou um que tenha um espaço menor e elegante. Ou, ainda, você pode escolher um restaurante que tenha um espaço reservado, cujo acesso só será franqueado aos convidados.
Quanto a decoração, dependendo do estilo da noiva, pode ser feito algo no estilo anos 20, ou provençal, ou romântico, ou despojado... Enfim, há uma infinidade de opções e a decoração terá o mesmo caráter do casamento: personalíssimo, íntimo e discreto.
Quanto ao cardápio, pode ser feito um pequeno almoço, mas conhecido como brunch (junção de breakfast e lunch, em inglês), entre as 10 e 14 horas. Um brunch fica bem apropriado se o casamento for realizado em uma casa de chá ou no campo ou na praia.
Se a celebração for realizada no período vespertino, fica bem um pequeno coquetel volante com uma mesa de frios ou mesa de crepes.
O pequeno coquetel fica elegante acompanhando de um jantar intimista, se o casamento for realizado após as 19 horas.
O mini wedding concede a noiva a oportunidade de fazer um casamento com uma organização mais elaborada. Você pode colocar nas mesas um cartãozinho indicando o lugar de cada convidado; usar louças, toalhas e guardanapos personalizados com o monograma dos noivos; mandar fazer convites acompanhados de mimos como chocolates, mini bolos ou bem casados, que servirão de lembrança; organizar um cardápio bem direcionado ao gosto dos convidados...
O bolo para o casamento no estilo mini wedding deve ser pequeno e apropriado para uma recepção com uma quantidade reduzida de convidados. No entanto, isso não obsta que tenha o mesmo requinte de detalhes dos bolos que são utilizados em cerimonias tradicionais.
Esse modelo é o meu predileto |
Em relação à música, de acordo com o perfil desse tipo de celebração, fica mais adequado algo como um trio ou quarteto de músicos, ou um DJ com um set list escolhido pessoalmente pelos noivos.
Igualmente, o vestido da noiva é diferenciado para uma celebração no estilo mini wedding. A ocasião pede vestidos menos suntuosos. No entanto, não afastam a delicadeza, o detalhismo e a comodidade.
Dependendo do estilo da noiva, são permitidos vestidos minimalistas ou alternativos.
Como sugestão de vestidos para a ocasião, postamos algumas fotos que, com certeza, agradarão a muitas noivas.
Mais vintage impossível |
Esse é o meu predileto |
Um modelo para ser usado no mini wedding à noite |
Um loosho para mulheres maduras ou que estão contraindo segundas núpcias |
Para noivas de personalidade e perfil minimalista |
Enfim, o mini wedding, uma celebração íntima e pessoal, é uma tendência que veio para ficar, dando aos noivos a liberdade de fazer um casamento com o seu perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário