sábado, 7 de maio de 2011

A ORIGEM DO VESTIDO BRANCO DE NOIVA

Vestido Maggie Sotero

Vamos estrear a postagem no blog contando, de forma breve e resumida, sobre a origem do vestido branco das Noivas.

Você alguma vez se perguntou por que o vestido de noiva é branco? Você pode até responder: “Ah, porque o branco significa pureza!” ou, então, “Porque siginifica virgindade!’

Você ficaria escandalizada se visse uma noiva vestida de vermelho, ou de amarelo com véu açafrão, ou inteiramente de preto dos pés a cabeça?

Pois saibam que a tradição do vestido branco é muito recente. Na verdade, o vestido branco passou a ser comum após o casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX.
Noiva Romana

E antes disso?

Bem, o casamento sempre foi uma cerimônia ou um ritual muito importante em qualquer meio social e os seus registros históricos remontam desde os primórdios da Antiguidade Clássica.

Dependendo de cada época e dos costumes de um povo, ou a noiva se casava, como na Roma Antiga, independentemente da cor do vestido, com um véu de linho púrpura denominado flammeum, ou, como na Idade Moderna, com o vestido inteiramente vermelho, cor associada a nobreza e ao fausto.

Além disso, as noivas poderiam se casar de azul, como na corte russa, e de preto, como na Espanha. Aliás, na Espanha, por conta da forte tradição católica, o preto significava austeridade e seriedade. Outra cor não era admitida. Como exemplo, assistam o clássico "El Cid", com Sophia Loren e Charlton Heston. Mas em outros lugares as noivas se casavam de amarelo, verde, roxo... E com muito bordado e brocado, como na época do Barroco e do Rococó.

Casamento de Maria de Médici
e Henrique IV
Quanto ao uso do vestido branco, há três registros históricos: no século XVII, Maria de Médici, aos 14 anos, ao se casar com Henrique IV, herdeiro do trono francês; no século XVI, a Rainha da Escócia Mary Stuart, ao se casar com um vestido branco, que era a cor do brasão dos Guise, família de sua mãe; e, conforme já referido, em 1840, a Rainha Vitória, que elegeu essa cor para se casar com o Rei consorte Albert. A Rainha foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e, por conta de sua posição, o pedido de casamento só poderia partir dela!

Rainha Vitória
e seu marido Albert
A partir daí, o branco se tornou a cor por excelência das noivas, tendo mudado o estilo, aderindo a novas tendências, como nos anos 60, em que as noivas se casavam com vestidos curtos ou tubinhos, ou mesmo reformulando tendências antigas, como o vestido de Lady Di, que, de certa forma, lembra o vestido da Rainha Vitória.

A propósito, uma das lembranças mais fortes que tenho da minha infância é o casamento de Lady Di. Eu assisti pela televisão!

Atualmente, além do branco, que nunca vai sair de moda, veio com força total o nude, em todas as suas variações (salmão, rosa, bege, champanhe, sépia...) e o off White. Esta última é a minha predileta, que denota requinte e sofisticação.

Rainha Vitória e seu vestido




Nenhum comentário:

Postar um comentário