quinta-feira, 12 de abril de 2012

OS VESTIDOS DE NOIVA DE MARILYN MONROE


Marilyn Monroe, o maior símbolo sexual de todos os tempos, foi casada três vezes.

O seu primeiro casamento ocorreu quando ela tinha 16 anos e era conhecida pelo seu nome de pia batismal: Norma Jean.

Casou-se com o seu namorado, de 21 anos, chamado James Dougherty, em 1942, porque a sua família adotiva seria transferida para a costa leste americana e não possuía condições financeiras de levá-la.

Então, só lhe restavam duas alternativas: casar-se ou voltar ao orfanato.

É interessante perceber que os vestidos de noiva de Marilyn refletem bem a fase de sua vida. O seu primeiro vestido era tradicional e comum e o retrato do que se podia esperar de uma jovem noiva da época: inocência.

Mas o marido de Marilyn foi mandado para a guerra e ela se tornou uma operária de fábrica. Nessa época, ela foi descoberta e se tornou uma modelo muito requisitada.


Já o seu segundo casamento, com o jogador de basebol Joe Di Maggio, refletia a sua maturidade e busca pela discrição.

Era 1954 e Marilyn já era conhecida como a bombshell sedutora, cobiçada por todos os homens. Joe Di Maggio era um homem muito ciumento.


Talvez, por essas circunstâncias, Marilyn buscou algo austero e discreto. Ela queria evidenciar a sua busca pela felicidade e não a exuberância e sensualidade de sua figura.

O terceiro casamento de Marilyn foi com Arthur Miller, o respeitável dramaturgo americano. Segundo contam, Marilyn o deixava de “pernas bambas”. A união dos dois era considerada a conjunção da inteligência com a beleza.


Nessa fase, Marilyn buscava se consolidar como uma respeitável atriz dramática. Ela queria se afastar da imagem de mulher objeto.


Em seu último casamento, Marilyn realmente buscou em Arthur Miller a sua salvação afetiva e o seu porto seguro emocional. O seu vestido traduz o conceito icônico de noiva: a pureza dos sentimentos e a tradução da extrema felicidade e amor. 

Mas, na minha opinião, era um "go back", uma busca pelo recomeço.


Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário